terça-feira, 11 de outubro de 2011

ATUALIDADE: A CATOLICIDADE DA IGREJA

"Creio na Igreja Una, Santa, Católica e Apostólica"
(Trecho do "Credo Niceno", declaração de fé da igreja cristã elaborado a partir do concílio de Nicéia em 325 a.D.)



Catolicidade. Há quem sofra "arrepios" em somente ouvir tal palavra. Por uma razão muito simples: nós protestantes aprendemos a construir nossa identidade evangélica em oposição à identidade católica.



É evidente que os reformadores foram críticos contundentes do catolicismo de sua época. Combatiam, porém, os desvios doutrinários e pastorais de uma Igreja Católica romana e medieval, influenciada exageradamente por questões próprias do Estado e distanciada das camadas mais carentes da população. Foram críticos, na verdade, de um modelo engessado, irrelevante e sem respostas para os anseios da coletividade.



Os principais credos da Igreja Cristã, contudo, datam de períodos bastante anteriores ao da Reforma. São fruto de uma época em que a Igreja desenvolvia-se em unidade e transformava a cultura de uma geração. É nesse contexto que aplica o termo "catolicidade", que quer dizer: "universalidade". Que a Igreja é católica significa afirmar sua importância e alcance para os confins da terra. Já não se trata de uma religião meso-oriental com desdobramentos exclusivamente regionais, mas de uma fé que convoca e comissiona homens e mulheres de todos os povos, raças, línguas e nações para o serviço no Reino de Deus.



A catolicidade da Igreja Cristã aponta para sua vocação missionária: todos devem ouvir sua mensagem e crer no Evangelho. A catolicidade da Igreja Cristã aponta para sua vocação sacerdotal: a todos é oferecida a oportunidade da salvação e do perdão para os pecados. A catolicidade da Igreja Cristã aponta para sua vocação profética: Cristo reina soberanamente e há de vir para julgar vivos e mortos.


A catolicidade não é, pois, prerrogativa da Igreja Romana. É desafio e missão da Igreja de Cristo. Somos católicos, mas não somos papistas. Somos universais, mas não membros da IURD. Como no credo apostólico: "cremos na santa igreja católica!"; ou: "na santa igreja universal!"; ou ainda: "na santa igreja de Cristo". Ele é o Senhor do Cosmos!